Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O meu silêncio

por seila, em 01.04.15

Hoje não escrevo por mim.

Estou cansada, sem palavras que façam sentido.

Escuto-me apenas em silêncio.

Porque o meu silêncio é tantas vezes ruidoso, confunde-me, não me deixa clarear as ideias, impede-me a fluidez do raciocínio.

 

É por isso que hoje deixo um poema.

Que melhor que um poema para nos fazer sonhar, chamar à realidade ou simplesmente descrever o que sentimos e não somos capazes de transmitir?

A Literatura Portuguesa é muito rica e tem milhares de exemplos como este que escolhi.

 

Encontro

Que vens contar-me
se não sei ouvir senão o silêncio?
Estou parado no mundo.
Só sei escutar de longe
antigamente ou lá pró futuro.
É bem certo que existo:
chegou-me a vez de escutar.
Que queres que te diga
se não sei nada e desaprendo?
A minha paz é ignorar.
Aprendo a não saber:
que a ciência aprenda comigo
já que não soube ensinar.
O meu alimento é o silêncio do mundo
que fica no alto das montanhas
e não desce à cidade
e sobe às nuvens que andam à procura de forma
antes de desaparecer.
Para que queres que te apareça
se me agrada não ter horas a toda a hora?
A preguiça do céu entrou comigo
e prescindo da realidade como ela prescinde de mim.
Para que me lastimas
se este é o meu auge?!
Eu tive a dita de me terem roubado tudo
menos a minha torre de marfim.
Jamais os invasores levaram consigo as nossas torres de marfim.
Levaram-me o orgulho todo
deixaram-me a memória envenenada
e intacta a torre de marfim.
Só não sei que faça da porta da torre
que dá para donde vim.

 

Almada Negreiros

 

Seilá, 1 de Abril de 2015

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:36



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D